Busto de Topîrceanu no Parque Copou , Iaşi.
GEORGE TOPÂRCEANU
( ROMÊNIA )
Ele nasceu em Bucareste , filho de Ion Topîrceanu, peleteiro e de sua esposa, Paraschiva (nascida Cosma), tecelã de tapetes. A família morava no bairro Cotroceni . Diz-se que as origens da família Topîrceanu estão com uma família Niștor da aldeia Topîrcea perto de Sibiu ; existe uma família de nome Topîrceanu que afirma ser parente dos pais de George Topîrceanu, radicados em Grădiștea e Periș .
Topîrceanu iniciou a sua escolaridade em Bucareste, e depois mudou-se para a zona rural montanhosa do condado de Argeș , na comuna de Șuici , onde formou o seu gosto por temas retirados da natureza. Depois de retornar a Bucareste, frequentou a Escola Secundária Matei Basarab (1898–1901) e depois completou seus estudos secundários na Escola Secundária Saint Sava (1901–1906). Após a formatura, frequentou a Faculdade de Direito da Universidade de Bucareste e depois a Faculdade de Letras, sem nunca terminar nenhuma delas. Isso se deveu em grande parte a um estilo de vida agitado, pontuado por numerosos casos amorosos e uso excessivo de álcool.
Sua estreia ocorreu em 1905, ano em que publicou seus primeiros versos em jornais dominicais e revistas menores; em 1909, conseguiu que poemas fossem publicados em grandes periódicos, como Sămănătorul . Ele trabalhou com cópias manuais e, em 1909, deixou sua marca ao publicar seu satírico Răspunsul micilor funcţionari ("Uma resposta dos funcionários públicos menores") na Viața Românească . Em 1911, mudou-se para Iași , a convite de Garabet Ibrăileanu , e tornou-se editor-chefe da Viața Românească. Mais tarde, ele escreveu seus artigos bem recebidos - Cum am devenit moldovean ("Como me tornei um nativo da Moldávia ") e Cum am devenit ieșean ("Como me tornei um nativo de Iași") que traçam seus meandros na Romênia.
Em 1912, casou-se com uma jovem professora, Victoria Iuga. Eles tiveram um filho, Gheorghe. Embora os dois estivessem muito apaixonados, o casamento logo começou a desmoronar, devido aos acessos de mulherengo e alcoolismo de Topîrceanu. Incapaz de se redimir, Jorge sofreu enormemente, e o distanciamento gradual de Vitória, a quem ele referirá repetidamente como a sua única graça salvadora , também influenciou a sua produção literária.
Com o início da Primeira Guerra Mundial, Topîrceanu foi convocado, depois feito prisioneiro e encarcerado pelas forças búlgaras durante a Batalha de Turtucaia , em setembro de 1916. Foi mantido em um campo de prisioneiros de guerra até o final da guerra, em 1918. Após seu retorno , Topîrceanu publicou vários volumes de lembranças do tempo de guerra: Amintiri din luptele de la Turtucaia ("Memórias da Batalha de Turtucaia", 1918), În ghiara lor... Amintiri din Bulgaria și schițe ușoare ("Em suas garras... Memórias da Bulgária e Light Sketches", 1920), e Pirin-Planina, epizoduri tragice și comice din captivitate ("Pirin-Planina, episódios trágicos e cômicos do cativeiro", 1936), que representam, entre outros, uma representação vívida do profundos efeitos que a epidemia de cólera teve no moral das tropas romenas durante a sua tentativa de retirada.
Ele começou a publicar versos curtos com crescente aclamação da crítica. Em 1926, recebeu o Prêmio Nacional de Poesia.
Topîrceanu morreu em Iași em 1937 de câncer de fígado e foi enterrado no Cemitério Eternitatea da cidade . As ruas têm o seu nome em Berceni , Chișinău , Craiova , Hunedoara , Iași, Mediaș , Miroslava , Otopeni , Ploiești , Sibiu e Suceava . Escolas em Bucareste e Mioveni também levam seu nome.
Seus três volumes principais de poesia, Balade vesele şi triste ("Baladas, Alegres e Tristes"), Parodii originale (" Paródias Originais ") e Migdale amare ("Amêndoas Amargas"), são uma mistura convincente de humor e lirismo delicado. O artifício favorito de Topîrceanu é mudar, sem aviso prévio, do sarcasmo mordaz para o sentimento genuíno e vice-versa, muitas vezes com uma facilidade sedutora. Em suas próprias palavras, ele pretendia: através da brincadeira, tornar as lágrimas muito claras .
As peças mais célebres de Topîrceanu, como Balada unui greier mic ("A Balada de um Grilo Minúsculo") e Rapsodii de toamnă ("Rapsódias de Outono") podem ser apreciadas por seus versos fluidos, em um nível infantil, bem como apreciadas com cuidado metáforas construídas , humor incisivo e ambiente contemplativo. Outras peças, mais musculosas e menos líricas, como Acceleratul ("O Trem-Bala") e Cioara ("O Corvo"), mostram seu domínio da língua romena, com símiles em cascata e ritmos enfáticos.
POESIA SEMPRE. Minas Gerais. Número 22. Ano 1. Janeiro – Março 2006. Rio de Janeiro: Biblioteca Nacional, 2006. ISSN 0104-0626. Ex. biblioteca de Antonio Miranda
TRADUÇÃO DE JULIA CÂRAP
O Aeroplano
Para o crepúsculo em brasa
com pomares banhados em ouro
passa uma nuvem solitária
branca e vasta como um touro.
E segue em seu encalço
como pudesse alcançá-la
um mosquito rabilongo
de asas imóveis.
Cresce no ocaso a canícula
e as colinas súbito adormecem.
A nuvem passa, mas o mosquito
enche o silêncio de algazarra.
*
VEJA E LEIA outros poetas do MUNDO em nosso Portal:
http://www.antoniomiranda.com.br/poesiamundialportugues/poesiamundialportugues.html
Página publicada em julho de 2024
|