Home
Sobre Antonio Miranda
Currículo Lattes
Grupo Renovación
Cuatro Tablas
Terra Brasilis
Em Destaque
Textos en Español
Xulio Formoso
Livro de Visitas
Colaboradores
Links Temáticos
Indique esta página
Sobre Antonio Miranda
 
 


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 
POESIA MUNDIAL EM PORTUGUÊS

Busto de Topîrceanu no Parque Copou , Iaşi.  

GEORGE TOPÂRCEANU

     ( ROMÊNIA )

 

Ele nasceu em Bucareste , filho de Ion Topîrceanu, peleteiro e de sua esposa, Paraschiva (nascida Cosma), tecelã de tapetes. A família morava no bairro Cotroceni . Diz-se que as origens da família Topîrceanu estão com uma família Niștor da aldeia Topîrcea perto de Sibiu ; existe uma família de nome Topîrceanu que afirma ser parente dos pais de George Topîrceanu, radicados em Grădiștea e Periș .

Topîrceanu iniciou a sua escolaridade em Bucareste, e depois mudou-se para a zona rural montanhosa do condado de Argeș , na comuna de Șuici , onde formou o seu gosto por temas retirados da natureza. Depois de retornar a Bucareste, frequentou a Escola Secundária Matei Basarab (1898–1901) e depois completou seus estudos secundários na Escola Secundária Saint Sava (1901–1906). Após a formatura, frequentou a Faculdade de Direito da Universidade de Bucareste e depois a Faculdade de Letras, sem nunca terminar nenhuma delas. Isso se deveu em grande parte a um estilo de vida agitado, pontuado por numerosos casos amorosos e uso excessivo de álcool.

Sua estreia ocorreu em 1905, ano em que publicou seus primeiros versos em jornais dominicais e revistas menores; em 1909, conseguiu que poemas fossem publicados em grandes periódicos, como Sămănătorul . Ele trabalhou com cópias manuais e, em 1909, deixou sua marca ao publicar seu satírico Răspunsul micilor funcţionari ("Uma resposta dos funcionários públicos menores") na Viața Românească . Em 1911, mudou-se para Iași , a convite de Garabet Ibrăileanu , e tornou-se editor-chefe da Viața Românească. Mais tarde, ele escreveu seus artigos bem recebidos - Cum am devenit moldovean ("Como me tornei um nativo da Moldávia ") e Cum am devenit ieșean ("Como me tornei um nativo de Iași") que traçam seus meandros na Romênia.

Em 1912, casou-se com uma jovem professora, Victoria Iuga. Eles tiveram um filho, Gheorghe. Embora os dois estivessem muito apaixonados, o casamento logo começou a desmoronar, devido aos acessos de mulherengo e alcoolismo de Topîrceanu. Incapaz de se redimir, Jorge sofreu enormemente, e o distanciamento gradual de Vitória, a quem ele referirá repetidamente como a sua única graça salvadora , também influenciou a sua produção literária.

Com o início da Primeira Guerra Mundial, Topîrceanu foi convocado, depois feito prisioneiro e encarcerado pelas forças búlgaras durante a Batalha de Turtucaia , em setembro de 1916. Foi mantido em um campo de prisioneiros de guerra até o final da guerra, em 1918. Após seu retorno , Topîrceanu publicou vários volumes de lembranças do tempo de guerra: Amintiri din luptele de la Turtucaia ("Memórias da Batalha de Turtucaia", 1918), În ghiara lor... Amintiri din Bulgaria și schițe ușoare ("Em suas garras... Memórias da Bulgária e Light Sketches", 1920), e Pirin-Planina, epizoduri tragice și comice din captivitate ("Pirin-Planina, episódios trágicos e cômicos do cativeiro", 1936), que representam, entre outros, uma representação vívida do profundos efeitos que a epidemia de cólera teve no moral das tropas romenas durante a sua tentativa de retirada.

Ele começou a publicar versos curtos com crescente aclamação da crítica. Em 1926, recebeu o Prêmio Nacional de Poesia.

Topîrceanu morreu em Iași em 1937 de câncer de fígado e foi enterrado no Cemitério Eternitatea da cidade . As ruas têm o seu nome em Berceni , Chișinău , Craiova , Hunedoara , Iași, Mediaș , Miroslava , Otopeni , Ploiești , Sibiu e Suceava . Escolas em Bucareste e Mioveni também levam seu nome. 

Seus três volumes principais de poesia, Balade vesele şi triste ("Baladas, Alegres e Tristes"), Parodii originale (" Paródias Originais ") e Migdale amare ("Amêndoas Amargas"), são uma mistura convincente de humor e lirismo delicado. O artifício favorito de Topîrceanu é mudar, sem aviso prévio, do sarcasmo mordaz para o sentimento genuíno e vice-versa, muitas vezes com uma facilidade sedutora. Em suas próprias palavras, ele pretendia: através da brincadeira, tornar as lágrimas muito claras .

As peças mais célebres de Topîrceanu, como Balada unui greier mic ("A Balada de um Grilo Minúsculo") e Rapsodii de toamnă ("Rapsódias de Outono") podem ser apreciadas por seus versos fluidos, em um nível infantil, bem como apreciadas com cuidado metáforas construídas , humor incisivo e ambiente contemplativo. Outras peças, mais musculosas e menos líricas, como Acceleratul ("O Trem-Bala") e Cioara ("O Corvo"), mostram seu domínio da língua romena, com símiles em cascata e ritmos enfáticos.

 

POESIA SEMPRE.  Minas Gerais.  Número 22. Ano 1.  Janeiro – Março 2006Rio de Janeiro: Biblioteca Nacional,  2006.   ISSN 0104-0626.        Ex. biblioteca de Antonio Miranda 

 

TRADUÇÃO DE JULIA CÂRAP

 

O Aeroplano

Para o crepúsculo em brasa
com pomares banhados em ouro
passa uma nuvem solitária
branca e vasta como um touro.

E segue em seu encalço
como pudesse alcançá-la
um mosquito rabilongo
de asas imóveis.

Cresce no ocaso a canícula
e as colinas súbito adormecem.
A nuvem passa, mas o mosquito
enche o silêncio de algazarra.

 

*
VEJA E LEIA outros poetas do MUNDO em nosso Portal:
http://www.antoniomiranda.com.br/poesiamundialportugues/poesiamundialportugues.html

Página publicada em julho de 2024


 

 

 
 
 
Home Poetas de A a Z Indique este site Sobre A. Miranda Contato
counter create hit
Envie mensagem a webmaster@antoniomiranda.com.br sobre este site da Web.
Copyright © 2004 Antonio Miranda
 
Click aqui Click aqui Click aqui Click aqui Click aqui Click aqui Click aqui Click aqui Click aqui Click aqui Home Contato Página de música Click aqui para pesquisar